Projetamos e construímos com inclusão, ecoeficiência e propósito

Blog Notícias da Gema307

Voltar
Gema 307

Conheça as cores das lixeiras de coleta seletiva

quinta, 08 de julho de 2021

Coleta seletiva é o termo utilizado para descrever o recolhimento dos materiais que podem ser reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros. A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

 

Eu posso escolher os coletores nas cores que eu quiser ou existe uma padronização das cores?

 

Se você for separar apenas resíduos recicláveis e resíduos não recicláveis, terá mais liberdade na escolha dos coletores; visto que apenas as pessoas que tiverem contato com essa separação terão de identificar a finalidade de cada coletor.

Caso a separação seja mais abrangente, conforme o padrão de coleta seletiva, há uma norma nacional alinhada aos padrões globais para identificação de coletores para separação de materiais para coleta seletiva.

A coleta seletiva existe justamente para poder separar os materiais de acordo com a natureza de cada um, dessa forma possibilitando que o material possa ser reaproveitado, ou, no caso dos materiais que não podem ser reaproveitados, possa ser enviado para um local apropriado. Cada um desses materiais possui uma cor que o representa, dessa forma separado pelos coletores com as respectivas cores da coleta seletiva.

As cores da coleta seletiva são importantes por facilitar o processo de separação e o fato de ser padronizado evita que não ocorra erros no momento da separação dos resíduos. Faça sua parte separando os resíduos corretamente, dessa forma fazendo um bem ao meio ambiente a própria sociedade.


 

Aprenda as cores das lixeiras coletivas e os seus objetivos de reciclagem:


 

VERMELHO para PLÁSTICOS

O que descartar: Copos, Sacolas, Frascos, Potes, Tampinhas, Tubos de PVC, Embalagens PET (Refrigerantes, sucos, água, etc).

O que não descartar: Cabos de panelas, Adesivos, Espuma, Acrílico, Embalagens metalizadas (Biscoitos e Salgadinhos).

 

AZUL para PAPÉIS

O que descartar: Jornais, revistas, sulfite, rascunhos, folhas de caderno, formulários, caixas de papelão, aparas de papel, envelopes, cartazes, panfletos etc.

O que não descartar: Adesivos, papel carbono, Celofane, Guardanapos, bitucas de cigarro, papéis plastificados, metalizados, papéis sanitários, etc.

 

AMARELO para METAIS

O que descartar: Tampinhas de garrafas, lacres de latinhas, latas, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, porcas, ferramentas, etc.

O que não descartar: Clipes, grampos, esponjas de aço, aerossóis, latas de tinta ou verniz, solventes ou químicos, latas de inseticida, etc.

 

VERDE para VIDROS

O que descartar: Garrafas, potes de conserva, Embalagens, Frascos, Vazios de remédios, Copos, Cacos dos resíduos citados, etc.

O que não descartar: Espelhos, Óculos, Boxes temperados, Pirex, Cerâmicas, Porcelanas, Tubos de TV, Tampas de forno, etc.

 

MARROM para ORGÂNICOS

O que descartar: Cascas e restos de frutas, Legumes e Verduras, Saquinhos de chá, Restos de pães, Biscoitos, Pó e coador de café, Esterco de animais herbívoros (Galinhas, Gado, Cavalos).

O que não descartar: Produtos Químicos, Remédios, Poeira, Papéis higiênicos, Guardanapos sujos, Gorduras, Óleos, Graxa, Leite e derivados, Ossos, restos de carne, etc.

 

CINZA para NÃO RECICLÁVEIS

O que descartar: Papéis higiênicos, Guardanapos sujos, Papéis metalizados ou parafinados, Adesivos, Papel carbono, Fraldas, Absorventes, Fotografias, Espelhos, Esponjas de aço, itens de cerâmica, isopor, EVA, Vidro temperado, Vidros de carro, Cortiça, Ampolas de remédio, Lentes de óculos, etc.

O que não descartar: Resíduos que podem ser reciclados conforme orientação de descarte deste artigo.

 

LARANJA para RESÍDUOS PERIGOSOS

O que descartar: Pilhas e Baterias, Pneus, Óleos Lubrificantes, Produtos Eletrônicos, Lâmpadas Fluorescentes, de vapor, de Sódio / Mercúrio ou de luz mista, Tintas, Produtos Químicos, etc.

Todos os resíduos perigosos necessitam de tratamento e destinação final especiais.

O que não descartar: Outros tipos de resíduos.

 

PRETO para MADEIRAS

O que descartar: Galhos de árvores, Caixas, Restos de Construção, Móveis, Artefatos e objetos, Palitos de dente ou sorvete, Resíduos Industriais, etc.

Ao descartar madeira, retirar todos os pregos, parafusos ou metais cortantes.

O que não descartar: Outros tipos de resíduos.

 

BRANCO para RESÍDUOS HOSPITALARES

O que descartar: Resíduos infectantes, Resíduos químicos, Gessos, Luvas, Gazes, Materiais Perfurocortantes como Lâminas, Bisturis, Agulhas, Ampolas etc.

Todos os resíduos hospitalares necessitam de tratamento e destinação final especiais.

O que não descartar: Outros tipos de resíduos não hospitalares.

 

VIOLETA para RESÍDUOS RADIOATIVOS

O que descartar: Materiais Radioativos, ou Contaminados, Seringas, Frascos, Papéis Absorventes, Solventes Aquosos, Solventes Orgânicos etc.

Resíduos Radioativos são altamente tóxicos e não podem ser reutilizados. Sua segregação deve ser realizada de acordo com as normas do CNEN.

O que não descartar: Outros tipos de resíduos não radioativos.


 

Quer implementar a coleta seletiva no seu condomínio ou empresa? Fale conosco e conheça nossas soluções em logística reversa.