Projetamos e construímos com inclusão, ecoeficiência e propósito

Blog Notícias da Gema307

Voltar
Gema 307

Julho sem plástico: 10 dicas para você se livrar de vez do plástico

quinta, 08 de julho de 2021

A poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde, além de contribuir para a redução da biodiversidade, a poluição das águas, a degradação dos biossistemas e o aumento de enchentes. Ainda assim, a produção e o descarte desse material continuam crescendo.

Entender que o lixo que a gente gera, principalmente o plástico, é um problema grave para o mundo já é um caminho em direção a uma solução. O passo seguinte é lembrarmos que nós mesmos podemos contribuir para mudar essa situação. E foi a partir dessa vontade de mudança que nasceu o Julho sem Plástico. 

 

O que é o Julho Sem Plástico?

 

O Julho sem Plástico começou como uma iniciativa sustentável na Austrália em 2011, o Plastic Free July. O objetivo da ação era criar consciência, ensinar e ajudar as pessoas a reduzirem o lixo produzido, afinal, seu descarte causa muitos problemas ambientais para as pessoas, para os animais, para o solo e para a água.

A campanha anual, liderada pela Plastic Free Foundation, mobiliza milhões de pessoas, em todo o mundo, que aceitam o desafio e optam por recusar plásticos de uso único no consumo do dia a dia e compartilham suas atitudes nas redes sociais com a # para estimular mais pessoas a participarem. O objetivo maior é ver um mundo sem resíduos plásticos, ao conscientizar, pouco a pouco, cada vez mais e mais pessoas ao longo do caminho. ?

O Julho sem Plástico se espalhou por mais de 150 países, se tornou uma ONG e fez desse movimento mensal um propósito coletivo que gera impacto positivo em escala global. 

Gostou da proposta? Então participe junto conosco! E para te ajudar a começar, preparamos uma lista com 10 DICAS para você eliminar o plástico do seu dia a dia.

 

Leia também: DICAS DE RECICLAGEM DOMICILIAR QUE AJUDAM A PRESERVAR O PLANETA

 

Como reduzir o consumo de plástico no dia a dia? #julhosemplastico

 

  1. Utilize sacolas retornáveis

Deixe sempre uma ecobag na bolsa! Vai ver que ela vai te salvar em inúmeras situações e vai poupar o consumo de muitas sacolinhas plásticas!

 

  1. Evite comprar frutas cortadas, que são embaladas em plástico

A melhor proteção para frutas e legumes é a própria casca. Nenhuma casca demora milhares de anos para se degradar.

 

  1. Troque seus cotonetes comuns pelos de papel

Hoje em dia já é fácil encontrar em farmácia os cotonetes com hastes de papel e eles têm o mesmo preço dos convencionais. Chega de poluir por besteira!

 

  1. Substitua a esponjasintética por bucha vegetal

As esponjas sintéticas demoram milhares de anos para se decompor e geram enorme impacto ambiental. Enquanto as buchas vegetais são frutos de uma planta e, por isso, são biodegradáveis e compostáveis. As duas têm exatamente a mesma função e a bucha vegetal você ainda pode usar no banho! Qual você vai escolher?

 

  1. Prefira fósforos à isqueiro

Os isqueiros são plásticos de curtíssima vida útil. Se tem a opção dos fósforos, pra quê usar isqueiro?

 

  1. Evite as gomas de mascar

Você sabia que os ‘chicletes’ contêm plástico na sua fórmula? Demoram um bom tempo para se decompor, fazem mal para os dentes e para o meio ambiente!

 

  1. Escovas de dente de bambu são lindas e biodegradáveis

Segundo os dentistas, o ideal é trocar de escova de dente a cada 3 meses. Agora imagine quantas escovas de dente estão em aterros, rios, mares, oceanos? Então, se temos a solução, vamos praticar!

 

  1. Carregue seus utensílios de reuso na bolsa

Se você é daquelas pessoas que passa a maior parte do dia na rua, deixe na bolsa seu kit sobrevivência: canudo (de vidro, bambu ou inox), talheres, guardanapo de tecido etc. Um estojinho compacto, que não pesa e só facilita!

 

  1. Utilize sacolas feitas de jornal no lixo da cozinha

“Mas se eu não pegar a sacolinha no supermercado, faço o que com o lixo de casa?” Nós respondemos: composte o resíduo orgânico, o que for reciclável pode ser limpo e armazenado em sacos maiores ou em caixas de papel, o que não for reciclável, vai para o lixo comum e nele você pode colocar um “saquinho” feito de jornal dobrado ou o saco de pão!

 

  1. Tecidos de algodão orgânico no lugar das fibras sintéticas

Os tecidos sintéticos liberam microplásticos a cada lavagem; a água repleta de pedacinhos de plástico vai parar nos rios e mares e depois dentro das espécies marinhas. O problema vai longe! Priorize tecidos que não impactem o meio ambiente. Os tecidos de algodão orgânico, além de tudo, podem ser compostáveis!

 

Essas são apenas algumas das muitas ações que podemos colocar em prática para reduzir o uso de plástico no nosso dia a dia. Acreditamos que a mudança que queremos ver no mundo começa em nós mesmos. Que tal começar a mudar seus hábitos ainda este mês?