Projetamos e construímos com inclusão, ecoeficiência e propósito

Blog Notícias da Gema307

Voltar
Gema 307

Economia circular: um mundo onde o lixo não existe é possível?

domingo, 27 de junho de 2021

Em 50 anos, a população no planeta mais que dobrou e entre as consequências mais imediatas estão o aumento de consumo e do descarte de resíduos em um mundo de recursos não renováveis. A economia circular é um modelo econômico que propõe uma nova forma de pensar a cadeia produtiva. Se, no modelo econômico linear, o descarte é o estágio final da vida útil dos produtos, no circular fases como o reparo, o reúso, a remanufatura e a reciclagem são o recomeço. Assim, o “lixo” pode ser convertido em outros produtos, como “o resto” da fabricação de feijão se transformar em ração para gado, por exemplo, gerando lucro e reduzindo o impacto para o meio ambiente.

O conceito de economia circular tem ganhado força dia após dia em sites de negócios e na mídia de forma geral. Esse novo modelo de atuação das empresas em relação a produção e consumo está atraindo muitos empresários de pequeno, médio e grande porte e companhias que o aderem, ganham credibilidade no mercado.

Além disso, é encarado de forma positiva pela sociedade em geral, o que gera mais engajamento e aumento da fidelidade da marca com os consumidores. Mas afinal, o que é economia circular?

Se você já ouviu falar nesse assunto, mas não entende bem sobre o que se trata, aproveite esse texto! Pois, o nosso artigo de hoje reunirá as principais informações sobre o tema. Fique conosco! 


Economia circular X Economia linear

 

A economia linear tem sido amplamente utilizada e nós já estamos acostumados com ela. Desde a revolução industrial o consumo se tornou cada vez mais amplo e imediato. Infelizmente, a produção de lixo acompanhou essa tendência.

Assim, nosso consumo ocorre de forma linear, mais ou menos assim:

 

Porém, já sabemos que após o descarte um material não desaparece como por passe de mágica. Eles são enviados para lixões ou aterros sanitários. Para se ter uma ideia de quão problemático isso é, pense que existem atualmente no Brasil quase 3.000 aterros irregulares ou lixões. A economia circular surgiu com objetivo de conceber um modelo de produção que tenha um circuito de consumo fechado. Diferente da economia linear, onde há o descarte de resíduos, no modelo circular esse resíduo não existe. Ao contrário, quando o material não dá mais margem para o consumo, ele retorna à fábrica para gerar outro. Existe, portanto, a possibilidade de obtenção de lucro mesmo naquelas matérias-primas que já foram utilizadas.

Ou seja, a economia circular é uma forma de produção que respeita o meio ambiente e continua contribuindo para a economia. 

A economia circular é um conceito que repensa o modelo econômico, ultrapassando os limites do “reduzir, reutilizar e reciclar”. Ela propõe que resíduos sólidos, gerados a partir do consumo humano, sejam transformados em matéria prima secundária. Essa matéria prima, por sua vez, daria origem à fabricação de outros produtos. Dessa forma, o ritmo comercial seria satisfatório e o ecossistema teria condições de se recuperar para uma nova produção, mas desta vez dentro de um modelo sustentável. Na economia circular, os materiais que não conseguem se degradar na natureza, voltam ao ciclo produtivo. Máquinas e dispositivos eletrônicos de todos os tipos, por exemplo, voltariam às fábricas para serem desmontados e reutilizados como insumos.

Invés de “reduzir, reutilizar e reciclar”, teríamos o “restaurar e regenerar”.

 

 

Impactos positivos e benefícios da economia circular:

 

Dentre os impactos positivos da economia circular podemos citar como os principais: 

  • Menor uso de recursos naturais primários na hora de criar novos produtos;

  • Produção e transporte de produtos de forma menos nociva ao meio ambiente;

  • Geração de renda e melhoria das condições de trabalho das pessoas que vivem da reciclagem;

  • Desenvolvimento de políticas públicas que valorizem marcas que apoiam esse novo modelo econômico;

  • Conscientização da população sobre os hábitos de consumo + descarte de produtos;

  • Diminuição da poluição;

  • Redução de materiais descartados em aterros e lixões.


 

Sustentável, inclusivo e acessível

Sempre que falamos sobre a economia circular, vem à nossa mente um outro conceito igualmente relevante e que precisa ser mais difundido em nosso país. Ele é o tripé da sustentabilidade. Para alcançar uma economia circular, finalmente, deve-se olhar para o contexto, para a necessidade dos usuários e saber trabalhar o potencial de cada situação, otimizando recursos e resultados. É importante manter os processos sempre inclusivos e acessíveis, além de sustentáveis, tornando-os justos para cada parte da cadeia produtiva.

 


 

E você, acha que a economia circular é uma ideia viável? Se você curtiu esse artigo, compartilhe com os seus amigos e familiares nas suas redes sociais para que eles também aprendam sobre essa ideia revolucionária.