Projetamos e construímos com inclusão, ecoeficiência e propósito

Blog Notícias da Gema307

Voltar
Gema 307

G20 e a relação com o Meio Ambiente

sexta, 23 de fevereiro de 2024

O G20 (Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional que surgiu em 1999 e é composto por 19 países e um bloco econômico, a União Europeia.  

O Grupo surgiu como resposta às crises econômicas da década de 1990, o G20 tem como objetivo o fortalecimento da economia internacional e a discussão de temas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico global, como comércio internacional, agricultura, fontes de energia, meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas. 

O Brasil é um dos membros do grupo, e assumiu a presidência do G20 pela primeira vez. O evento ocorrerá entre 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024. Nesse período, ficará responsável por organizar a 19ª Cúpula do G20, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em 2024. 

Recentemente, a pauta ambiental com foco na preservação da Floresta Amazônica e no aquecimento global, tem sido muito debatida pelos representantes do governo brasileiro em reuniões internacionais. Nesse viés, foi lançado pelo governo, no dia 26 de janeiro, o grupo de trabalho (GT) de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20, e este será copresidido pelos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e das Relações Exteriores (Itamaraty), um dos focos será articular as ações das 19 maiores economias do planeta, além da União Europeia para enfrentar a crise climática e proteger o meio ambiente.? 

A ministra do Meio Ambiente Marina Silva afirma que quer contar com o conhecimento técnico, científico, ideias inovadoras e experiência de toda a sociedade brasileira em seus mais diferentes setores – econômicos, acadêmicos, Povos Tradicionais e Originários. 

O GT de sustentabilidade teve sua primeira reunião em janeiro de 2024 e apontou 4 principais eixos que serão tratados ao longo da cúpula. Sendo eles: 1. Adaptação preventiva e emergencial frente a eventos climáticos extremos; 2. Pagamentos por serviços: valoração e preservação de serviços ecossistêmicos; 3. Oceanos; 4. Resíduos e economia circular. A próxima reunião do GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática será presencial em Brasília (DF), em abril.