Projetamos e construímos com inclusão, ecoeficiência e propósito

Blog Notícias da Gema307

Voltar
Gema 307

Soluções para a Poluição Plástica

segunda, 12 de junho de 2023

A Semana do Meio Ambiente é uma data importante para aumentar a conscientização sobre os desafios ambientais que combatemos e incentivar a busca por soluções sustentáveis. O Dia Mundial do Meio Ambiente teve início na conferência de Estocolmo em 1972 e de lá pra cá tem sido proposto diversas discussões sobre o tema. Este ano, a semana do meio ambiente aconteceu durante os dias 5 a 9 de junho e teve como tema “Soluções para a Poluição Plástica”. Um dos problemas mais urgentes é este tipo de poluição, pois ameaça a saúde dos ecossistemas terrestres e aquáticos, como a vida selvagem.

 

A poluição plástica é um problema global que afeta todos os aspectos do meio ambiente. O plástico é utilizado em grande escala na nossa sociedade moderna devido à sua praticidade, durabilidade e baixo custo. A decomposição lenta do plástico leva à persistência de resíduos por centenas de anos, afetando negativamente a fauna e a flora. Milhões de toneladas de plástico são descartadas anualmente, contaminando solos, rios, oceanos e ecossistemas naturais. 

 

Para o tema “soluções para a poluição plástica”, a semana do Meio Ambiente é uma grande oportunidade para destacar e implementar soluções. Algumas das soluções são: educação e conscientização, limpeza e ações voluntárias, redução do uso de plástico descartável, reciclagem eficiente, inovação em materiais, entre outros. 

 

A educação ambiental representa um papel fundamental para a conscientização sobre o meio ambiente e a importância da preservação. Durante a Semana do Meio Ambiente, nós da Gema 307 realizamos ações em escolas na conscientização sobre a poluição plástica e informamos sobre os impactos negativos do plástico no meio ambiente e incentivamos ações individuais e coletivas. Com as palestras mostramos como podemos reduzir o uso do plástico, onde podemos descartar e como podemos reutilizar o plástico. 

 

As ações voluntárias e as limpezas são de extrema importância para a destinação correta dos resíduos. Os resíduos não descartados nos locais ideais podem favorecer o acúmulo nas ruas e até mesmo a contaminação das redes pluviais e assim poluindo rios, córregos e oceanos.

 

Tendo em vista a redução do uso de plástico descartável, a reciclagem eficiente, a inovação em materiais, a educação e conscientização, juntamente com ações voluntárias, são algumas das medidas que podem contribuir para enfrentar esse desafio. Ao adotar essas soluções e implementar mudanças em nossa sociedade, podemos trabalhar juntos para um futuro mais limpo e sustentável, protegendo nosso meio ambiente e preservando a vida em nosso planeta.

 

“Não podemos usar a reciclagem como rota de fuga da crise da poluição plástica: precisamos de uma transformação sistêmica para alcançar uma transição rumo à economia circular” Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). 


 

Referências

UNEP. Disponível em: <https://www.unep.org/pt-br/poluicao-plastica>. Acesso em: 07 de maio de 2023

UNEP. Disponível em: <https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/relatorio-da-onu-sobre-poluicao-plastica-alerta-sobre>. Acesso em: 07 de maio de 2023

CNN. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/como-o-mundo-pode-reduzir-poluicao-plastica-em-80-ate-2040/>. Acesso em: 07 de maio de 2023

UNEP. Disponível em: <https://www.unep.org/pt-br/events/conference/o-brasil-em-busca-de-solucoes-para-poluicao-plastica-dia-mundial-do-meio-ambiente>. Acesso em: 07 de maio de 2023