Projetamos e construímos com inclusão, ecoeficiência e propósito

Blog Notícias da Gema307

Voltar
Gema 307

A cultura do lixo e sua consequências ao MEIO AMBIENTE

sexta, 12 de maio de 2023

A cultura do lixo, ou cultura do desperdício, que empregam os conceitos de obsolescência programada e a obsolescência perceptiva, aumentam a necessidade da troca constante de um produto por outro, por este já não atender mais nas áreas que ele foi desenvolvido para servir. E como vimos no último post, a implantação dessas culturas faz aumentar cada vez mais a nossa produção de lixo. 

 

Como? Vamos ver o que significa cada uma dessas obsolescências:

Primeiro a obsolescência programada, que é realizada para que o produto fabricado apresente, propositalmente, defeitos após um determinado tempo, fazendo com que o consumidor tenha que jogá-lo fora e adquirir outro para pôr em seu lugar, já que o conserto, nessa situação, saí por um preço elevado.

Já na obsolescência perceptiva temos uma grande jogada de marketing, que possui como único objetivo estimular o consumo e aumentar as vendas, mexendo com o ponto de vista do consumidor para que ele troque, ou compre, um serviço/produto existente por algo novo, por ser uma versão inédita, com alterações que a tornam melhores que o produto “ultrapassado” que ele possui, mesmo quando possuem pleno funcionamento.

 

Essa jogada pode ser observada principalmente no meio da tecnologia, quando acabamos de comprar um novo celular, ou televisão, e, quase que automaticamente, surge uma nova tecnologia, um novo design ou uma nova atualização, que faz com que, aquilo que você comprou a um mês, já faça parte de uma tecnologia mais antiga e ultrapassada.

 

E essa troca constante, junto ao desejo implantado pela sociedade em que, somente quando você tiver o aparelho mais moderno e mais caro, você será realmente feliz. Colocam a felicidade, na cabeça das pessoas, como parte do consumo. Ela pode ser comprada em até 24 parcelas de R$200,00 em uma única oportunidade.

Mas e na hora do descarte? Para onde vão os aparelhos ultrapassados e que dano eles podem causar? Para onde vai todo nosso lixo? Para onde vão as quase 83 milhões de toneladas de resíduos produzidos só no Brasil anualmente?

Você sabe para onde vai aquela garrafa pet de refrigerante, que é amassada e colocada entre restos de comida, papéis e ínfimas outras embalagens? Para onde aquele grande saco de lixo, que o lixeiro que passou pela sua rua, recolheu e jogou dentro da caçamba, sumindo de seu campo visual após alguns metros.

 

Um aterro, um lixão. Mas onde? No seu bairro, no bairro vizinho? Talvez na cidade ou no estado ao lado. Em alguns países da Europa, esse lixo pode ir até para o país vizinho.

Esse conhecimento deve ser adquirido por estarmos no mesmo planeta, onde todo o lixo que você produz, também está aqui. Ele está nas nossas florestas, rios, mares e escondido embaixo de nosso solo, prejudicando não apenas os animais como a nós mesmos.

E para a mudança desse pensamento, substituindo não apenas a forma com que compramos, mas quando compramos. Trocar o pensamento da busca pelo mais moderno para satisfazer nossa obsessão de estar na moda, ou evitar o impulso na hora que é anunciado um produto revolucionário, idêntico ao produto anterior, mas com uma mudança de design de 3 cm e que “melhorará” sua experiência como usuário

A mudança é possível. É possível que a gente comece a fazer compostagem com nosso lixo orgânico, ao invés de jogá-lo no lixo comum; É possível começarmos a separar os resíduos recicláveis; É até mesmo possível que a gente, na hora de descartar nossos aparelhos, façamos isso nos pontos corretos para não poluir o solo com o óleo de bateria, por exemplo, e matar nossos peixes com a mesma substância, quando despejados em rios e mares.

Mas isso não é algo que será feito por todos, é um trabalho de formiga. E isso precisa ser sempre lembrado. A mudança de uma pessoa, pode representar a diminuição desses 390 quilos por ano, que pode não parecer muito em relação a todas as toneladas produzidas, mas em menos de três anos você também produz uma tonelada.

 

E a mudança deve ser iniciada hoje e a Gema 307 pode te ajudar nesse novo caminho.

 

Escrito por Joyce Almeida, 

Gema 307


REFERÊNCIAS

 

SOUZA, E.  O que é cultura do lixo? Disponível em: <https://cestosdelixoelixeiras.com.br/blog-lixeiras/o-que-e-cultura-do-lixo>. Acesso em: 29 dez. 2021.

 

‌Obsolescência perceptiva: entenda o que é - Coradin Reciclagem. Disponível em: <https://www.ferrovelhocoradin.com.br/obsolescencia-perceptiva-entenda-o-que-e/>. Acesso em: 29 dez. 2021.

 

DESCARTE. Lixo ou Resíduo? Apresentadores: Ailton Krenak, Elisabeth Grimberg, Mariana Rico e Patrícia Maria de Jesus. Deusdará Filmes. Descarte. Fevereiro de 2021. Disponível em: <https://open.spotify.com/episode/7e125n3eBqOQ4ntRTNh8rg>. Acesso em: 29 dez. 2021.