Projetamos e construímos com inclusão, ecoeficiência e propósito

Blog Notícias da Gema307

Voltar
Gema 307

A superpopulação e suas consequências

sexta, 28 de abril de 2023

Em 2011, o mundo alcançou a marca de 7 bilhões de pessoas. Em novembro de 2022, apenas 11 anos depois, o mundo concretiza a marca de 8 bilhões de pessoas. Trazendo para dados, estes números ficam ainda mais expressivos. No Brasil, cada pessoa gera mais de 1kg de resíduos por dia, ou seja, em média 366kg/ano. Se pensarmos em 214 milhões de habitantes, são mais de 79 milhões de toneladas de resíduos por ano. Já a produção mundial de resíduos sólidos urbanos gira em torno de 1,3 bilhões t/ano, tendo como previsão que até 2025 esse valor total crescerá para 2,2 bilhões de toneladas de resíduos.

Em 2019, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o mundo reciclou apenas 9% dos resíduos plásticos. Imagine quanto de carbono poderíamos deixar de emitir ou quanto de matéria prima deixariam de consumir caso 100% dos resíduos fossem reciclados?!

 

Fonte: Eco Response, 2021

 

Quando comparamos a geração de resíduos sólidos dos anos de 2008 e 2017, pode-se perceber um aumento de 75,28%, contudo a diferença populacional entre esses dois anos foi um crescimento de apenas 8,51%. Essa relação é gerada através da implantação de um pensamento desenvolvido por diversas linhas culturais prejudiciais ao meio ambiente, tais costumes que ganharam mais força a partir da Segunda Guerra Mundial, hoje são responsáveis por grande parte desse problema. 

Essa cultura já recebeu diversos nomes em inúmeras pesquisas, relacionando e estudando uma pequena parte desse problema global, que faz com que países tenham que vender seu próprio lixo por não terem condições, ou destinos, para todo o montante produzido. A Cultura do Lixo; a Modernidade Líquida; a Economia Linear; entre muitos outros nomes possuem o mesmo peso em seu significado, o que estamos fazendo hoje é completamente insustentável e logo será o motivo do nosso colapso.

Segundo o subsecretário da ONU, António Guterrez, o rápido crescimento populacional dificulta a erradicação da pobreza, o combate à fome e a desnutrição, e o aumento da cobertura dos sistemas de saúde e educação, porém em relação aos prejuízos ambientais o que mais preocupa são os aumentos de renda, visto que, quanto maior o poder aquisitivo maior o poder de compra e seu impacto, por conseguinte. 

Alguns impactos ambientais são perceptivos com o crescimento populacional exorbitante, como por exemplo: desaparecimento de espécies, epidemias, mudanças climáticas, poluição atmosférica, desequilíbrio de ecossistemas por caça e desmatamento, diminuição de recursos naturais, aumento de locais contaminados por resíduos descartados incorretamente, entre outros. 

Por fim, é importante salientar que temos um papel importantíssimo nessa história. Devemos nos importar em como nosso resíduo tem sido descartado e se não existe a possibilidade de reutilização deste material. Onde você tem descartado seus resíduos recicláveis? Já parou pra pensar que uma garrafa de vidro demora 1000 anos para se decompor? Podemos e devemos descartar nossos resíduos recicláveis corretamente. Conte com a Gema 307 para a reciclagem dos seus resíduos. 

 

REFERÊNCIAS

 

Dia para Erradicação da Pobreza: Guterres pede dignidade para todos. Disponível em:

<https://brasil.un.org/pt-br/203659-dia-para-erradica%C3%A7%C3%A3o-da-pobreza-guterres-pede-dignidade-para-todos>. Acesso em: 17 nov. 2022.

 

Menos de 10% do plástico do mundo é reciclado, estima OCDE. Disponível em:

<https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/02/menos-de-10-do-plastico-do-mundo-e-reciclado-estima-ocde.shtml. Acesso em: 17 nov. 2022.

 

Escrito por Bárbara Borges e Joyce Almeida, 

Gema 307