Projetamos e construímos com inclusão, ecoeficiência e propósito

Blog Notícias da Gema307

Voltar
Gema 307

8 Dúvidas frequentes sobre Energia Solar

domingo, 25 de julho de 2021

8 Dúvidas frequentes sobre Energia Solar

 

Muitos consumidores já são adeptos à energia solar fotovoltaica, que utiliza uma fonte limpa para a geração de energia: o sol. As geradoras hidrelétricas e termoelétricas, causam impacto no meio ambiente, possuem alto custo de geração e envolvem muitas perdas energéticas.

 

Listamos a seguir, algumas respostas para as dúvidas mais comuns sobre o sistema fotovoltaico:

 

 

Como funcionam as placas solares? 

Simplificando: as células fotovoltaicas que ficam dentro das placas liberam eletricidade em contato com a luz do sol. 

 

Se a energia é solar, o equipamento funciona mesmo em dias escuros ou chuvosos?

Sim! Funciona enquanto houver qualquer grau de luz solar. Há geração durante todo o período diurno, em qualquer época do ano, com qualquer clima. Quanto maior a incidência de luz, maior a geração. 

 

Eu fico independente da energia da rede elétrica?

O sistema fotovoltaico mais utilizado é o chamado “on grid” (“na rede”). Ele funciona conectado às redes públicas das concessionárias, nas quais injetam a energia produzida pelas suas placas solares. Na prática, há uma troca entre a rede e a sua usina. Mas existem, sim, opções de usinas totalmente independentes da rede, com o uso de baterias. 

 

Como funciona o sistema de créditos?

De forma muito simples, 1kWh vale o mesmo que 1 crédito. Se você gera mais energia do que consome, a diferença é creditada em seu favor. Se gera a mesma quantidade que consome, apenas apenas a tarifa mínima, do custo de disponibilidade da concessionária. E se consome mais do que gera, a diferença é cobrada na sua conta de luz. Mas é bom notar que essa diferença pode ser abatida caso haja créditos disponíveis. Os créditos gerados em cada mês valem por um período de 5 anos e podem ser resgatados no decorrer deste intervalo. 

 

Quando não há bateria, qual a vantagem? 

A vantagem é financeira. O ganho é em economia, não em autonomia. A economia pode ser praticamente completa (sempre se paga o chamado “custo de disponibilidade”), mas não há nenhum armazenamento doméstico de energia elétrica. O sistema funciona com base em compensação. Você recebe créditos pela energia que sua usina doméstica injeta na rede pública. 

 

Qual a manutenção necessária? 

Praticamente nenhuma. Consiste apenas em remover a sujeira dos painéis cerca de duas vezes por ano com água corrente com um pouco de sabão misturado e um esfregão leve. Na maior parte dos casos, é tudo tão simples que a própria chuva dá conta da manutenção. 

 

Existem linhas de financiamento para viabilizar meu projeto?

Sim! Diversas linhas de financiamento voltadas a projetos de sustentabilidade, que incluem geração solar, são oferecidas por bancos públicos e privados, com taxas diferenciadas, o que torna a aquisição de sistemas fotovoltaicos mais acessível. 


O que acontece com meu sistema fotovoltaico após o prazo de 25 anos da garantia? Ele para de funcionar? 

Não. Ele continua funcionando após esse prazo. O funcionamento de um sistema bem projetado e sem danos pode chegar a 50 anos. Os painéis têm uma degradação natural e a garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de produtividade de 20% em 25 anos.